Fast-food: fique de olho neste vilão!

06/04/2011 10:29

 

Hambúrguer, batata frita, biscoito recheado e refrigerante. Não é novidade que alimentos como esses (conhecidos como fast-food) são grandes vilões para a saúde de qualquer um, especialmente na adolescência. O sabor e a praticidade associados a esse tipo de alimento, que é sempre muito calórico, o tornam uma tentação irresistível. Não é  à toa que o número de adolescentes obesos no planeta só tem aumentado.Além do problema de sobrepeso, esses adolescentes correm o risco de desenvolver sérios problemas no futuro. Afinal, alimentar-se à base de frituras e gorduras e deixar de lado alimentos saudáveis como verduras e frutas acaba por criar uma geração de fortes candidatos a doenças cardíacas, metabólicas e alguns tipos de câncer.

P: Quais os principais riscos de se consumir fast-food?
R: O fast-food tem uma comida rica em gordura e pobre em carboidrato. Você come, sai satisfeito e, logo depois, já está com fome de novo. Esse tipo de alimento é altamente calórico e não muito nutriente. O conceito fast de comer também não é muito indicado porque, muitas vezes, você não percebe o que está comendo. Nós pedimos para os adolescentes evitarem esse tipo de alimento. E, se comer o sanduíche, não pedir a batata. Tentar substituí-la por uma salada. Engordar é fácil, mas perder peso e mantê-lo é mais difícil, por isso, o fast-food não deve fazer parte da rotina. Dietas pobres em fibras e ricas em gordura e carboidrato mostram que esse tipo de alimento contribui para o surgimento de doenças cardíacas.

P: Qual é o consumo semanal de fast-food tolerável para um adolescente?
R: Se a alimentação durante toda a semana for bem-balanceada e ele praticar atividades físicas regulares, não fará mal consumir uma vez por semana ou a cada 15 dias.

 

P: Qual os malefícios do sobrepeso provocado por fast-food?
R: Muitos adolescentes estão tendo doenças de velhos, como a arteriosclerose. Jovens com menos de 30 anos e sedentários desde cedo também estão desenvolvendo doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

P: Quais as possibilidades para se comer em um fast-food sem cair no prejudicial?
R: Muitos fast-foods hoje em dia oferecem opções saudáveis, como frutas e até saladas. Além disso, convém evitar excesso de frituras e refrigerantes. E se consumir um sanduíche,evite a sobremesa.